Niemeyer empresta seu estilo poético ao Home Design : os móveis desenhados pelo mestre

Oscar Niemeyer, um dos mais respeitados arquitetos do mundo, declarou uma vez que não é o ângulo reto que o atrai. O que o atrai é a curva livre e sensual, como as que encontra nas montanhas do Brasil, nos rios sinuosos, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. É com estilo poético que ele descreve seu trabalho, admirado de canto a canto do País.

Centenário de Oscar Nyemeier - Foto Carlos Magno

O trabalho de Niemeyer como designer de móveis teve início em 1971, quando o arquiteto sentiu necessidade que o mobiliário fizesse parte da composição arquitetônica. “O problema que encontrei no equipamento dos edifícios é que, muitas vezes, o mobiliário, o arranjo interno, prejudica completamente a arquitetura”, disse o arquiteto no livro Móvel moderno no Brasil, de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos (1995). Na publicação, Niemeyer revelou que, ao elaborar um projeto, pensava os espaços destinados aos grupos de móveis. “Todos os móveis estão presos ao princípio de que são complemento da arquitetura e devem ser atualizados e modernos como a própria arquitetura”, destacou o arquiteto.

Separamos uma galeria de Imagens de peças projetadas por Niemeyer (abaixo) para que você possa ver o quanto o trabalho de mobiliário dele tem ligação com a arquitetura:

Uma curiosidade é que os móveis de Niemeyer acabaram mais conhecidos entre estrangeiros. Não foram poucos os admiradores internacionais do mestre que fizeram encomendas das peças. Há uma boa procura no Exterior e os mais interessados são arquitetos europeus – uma parcela considerável dos pedidos parte da França, onde Niemeyer atuou na década de 70.

E para quem curte um pouco de história, trazemos logo abaixo o vídeo documentário : Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro

E achamos também um videozinho recente que mostra como ficou o interior do Palácio do Planalto (em Brasília) após a reforma, onde as peças desenvolvidas por Niemeyer foram mantidas e restauradas.

Para finalizar, rendemos nossa homenagem ao mestre, através desta bela ilustração que encontramos na web. Que sua obra seja eterna…

d8b9ac883fd811e2bccc22000a1f8cda_7

2 pensamentos sobre “Niemeyer empresta seu estilo poético ao Home Design : os móveis desenhados pelo mestre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s